![]() |
foto: RUM |
A homenagem, consubstanciada com a atribuição da medalha de ouro da cidade de Braga, recolheu a unanimidade dos representantes da Assembleia Municipal, que aplaudiram de pé um homem "combativo e íntegro" que sempre soube ocupar o seu lugar a servir Braga e os bracarenses.
A Bárbara Barros, eleita comunista no mesmo órgão, coube fazer a declaração de reconhecimento e valorização na passada sessão de 28 de Abril.
Aqui fica a sua declaração integral:
Dirigimos uma enorme saudação à comemoração do Poder Local Democrático. A todos e todas que o construíram e que o defendem, todos os dias. Ancorado nos valores de Abril, tornou possível a esperança e a dignidade logo nos primeiros anos da democracia, levando a todo o país conquistas ímpares para a recuperação do atraso infra-estrutural de que sofria, ao mesmo tempo que alargava a participação popular e aproximava as populações das decisões políticas.
Neste sentido, saudamos também o papel das Assembleias Municipais no exercício e garantia da democracia, no esforço por marcar a discussão política nos municípios e dar expressão às propostas dos seus eleitos, ao seu trabalho e à sua dedicação.
Embora muitas vezes este órgão seja visto como um de papel secundário – já que não está na primeira linha de atendimento e contacto com as populações – ele é, no fundo, dos mais estruturais no que diz respeito às decisões políticas tomadas em cada lugar. Garantir uma Assembleia Municipal democrática e participada é garantir um município mais plural, mais transparente e mais representativo.
Estamos hoje, pois, a homenagear o papel que, enquanto eleitos, podemos e devemos ter: de obreiros da democracia e do Poder Local Democrático. Orgulhamo-nos de ser, na CDU, homens e mulheres de Abril; um colectivo de homens e mulheres que, juntos, contribuem para o enriquecimento do Poder Local Democrático com a sua abnegação, com a conjugação dos seus esforços, das suas disponibilidades, das suas características pessoais, das suas capacidades.
É desta forma também que hoje, aqui, nos associamos orgulhosamente a esta homenagem a um destes eleitos, a um destes homens de Abril: o nosso querido camarada Raúl Peixoto. Estudante em Coimbra na altura da crise académica de 69, membro da Oposição Democrática, eleito nesta Assembleia Municipal logo em 1976, mantém até hoje, comprovadamente, o traço da combatividade, da abnegação e da dedicação na sua intervenção política, dando expressão e rosto, junto dos seus camaradas ao longo de todos estes anos, ao projecto distintivo e alternativo da CDU, e à forma honesta e responsável com que os seus eleitos representam o seu Partido, o PCP, onde quer que estejam.
Raúl Peixoto, reconhecido democrata, destacado comunista, sempre esteve nesta casa da democracia para servir as populações e fê-lo sempre com amor à causa a que aderiu há muito e ainda hoje persegue.
Viva o Poder Local Democrático!