No passado dia 25 de Agosto, faleceu António José Gomes de Lima (conhecido, entre os amigos, por Tó-Zé). Terapeuta de Toxicodependências e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” entre 2006 e 2012, António Lima foi eleito pela CDU na Assembleia Municipal de Braga em 2005 e em 2009, não tendo cumprido este último mandato até ao fim por, à semelhança de vários outros trabalhadores portugueses, se ter visto obrigado a emigrar para Inglaterra.
Nascido a 22 de Maio de 1969, frequentou a Escola Secundária D. Maria II e formou-se em Psicologia na Universidade do Minho. Trabalhou como terapeuta no Projecto Homem em Braga e continuou, depois de emigrar, a trabalhar na sua área profissional.
De uma grande dedicação a causas e também à sua família, António Lima tornou-se muitas vezes inspiração para os que o rodeavam. Mesmo depois do seu falecimento salvou três vidas, doando os seus órgãos, simbolizando também no fim da sua vida a bondade e a generosidade que tanto o caracterizavam.
Activista ecologista, António Lima participou empenhadamente na construção de um mundo melhor, colocando à disposição de todos os seus conhecimentos e contributos. Participou activamente, representando “Os Verdes” na sua Coligação Democrática Unitária, em várias campanhas eleitorais, das quais destacamos as campanhas para as autárquicas de 2005 e 2009 e para as legislativas em 2009.
Foi cremado em Inglaterra no dia 30 de Agosto e as suas cinzas virão para Portugal em data a anunciar.
É com sentido pesar e muita comoção que lhe prestamos esta justa homenagem, lembrando o Tó-Zé neste órgão, onde solidariamente aceitou representar os cidadãos, como, de forma solidária também, escolheu viver toda a sua vida.
A Assembleia Municipal de Braga, reunida a 04 de Outubro de 2018, encaminha os seus mais sentidos pêsames a toda a sua família, bem como ao Partido Ecologista “Os Verdes”, pela perda inestimável que sofreram.
O Grupo Municipal da CDU
Braga, 04 de Outubro de 2018
