Foi estudante em Coimbra, tendo vivido activamente a crise académica de 69. Foi membro da Oposição Democrática e interveniente activo na luta contra a ditadura de Salazar, pela liberdade e pela democracia, valores mais altos da nossa vida colectiva, que defendeu de forma acérrima durante toda a sua vida e que representava, na sua acção política e cívica, de forma exemplar.
Já em Braga, foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Municipal em 1976, ano das primeiras eleições do Poder Local. Era o início desse vínculo cívico e político, que se prolongaria até 2017. Durante quatro décadas foi, de forma praticamente ininterrupta, um dos principais protagonistas deste órgão municipal. Respeitado por todos que com ele conviveram, destacando-se pela sua capacidade intelectual, pela firmeza das suas convicções e pela disponibilidade para encontrar consensos, Raul Peixoto serviu também de exemplo de combatividade e entrega, verticalidade e perspicácia, engajamento e humor.
E 2017, a propósito da comemoração do quadragésimo aniversário das primeiras eleições do Poder Local, celebrado no ano anterior, foi-lhe justamente prestada uma homenagem pela Assembleia Municipal de Braga e atribuída ainda uma medalha municipal, vendo reconhecida publicamente pelo Município a sua intervenção política, pela sua determinação, combatividade, abnegação e dedicação, traços que marcaram, aliás, todo o seu percurso de vida.
Pelo seu exemplo de integridade e participação cívica e política, pela sua intervenção e entrega às causas de Braga e da sua população, pelo seu tão importante contributo para dignificar a política e as instituições democráticas, a Assembleia Municipal de Braga – que foi também a sua casa - reunida em sessão ordinária a 22 de Fevereiro de 2019, propõe:
1- Aprovar um voto de profundo pesar pelo falecimento de Raul Peixoto;
2- Endereçar as suas profundas condolências aos seus familiares;
3- Recomendar à Câmara Municipal de Braga que, nas próximas comemorações das primeiras eleições do Poder Local, a 12 de Dezembro do corrente ano, encontre forma de perpetuar, condignamente e em jeito de homenagem, o nome de Raul Peixoto em Braga.
O Grupo Municipal da CDU
Braga, 22 de Fevereiro de 2019
