sexta-feira, 1 de março de 2019

Voto de pesar a Raul Peixoto apresentado na Assembleia Municipal de Braga (aprovado por unanimidade)

Raul Alfredo Cardoso Peixoto da Silva faleceu em Braga, no dia 18 do passado mês de Janeiro, com 74 anos. Advogado prestigiado, reconhecido democrata e destacado militante comunista, Raul Peixoto foi um dos obreiros da democracia e do Poder Local Democrático em Braga. 

Foi estudante em Coimbra, tendo vivido activamente a crise académica de 69. Foi membro da Oposição Democrática e interveniente activo na luta contra a ditadura de Salazar, pela liberdade e pela democracia, valores mais altos da nossa vida colectiva, que defendeu de forma acérrima durante toda a sua vida e que representava, na sua acção política e cívica, de forma exemplar. 

Já em Braga, foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Municipal em 1976, ano das primeiras eleições do Poder Local. Era o início desse vínculo cívico e político, que se prolongaria até 2017. Durante quatro décadas foi, de forma praticamente ininterrupta, um dos principais protagonistas deste órgão municipal. Respeitado por todos que com ele conviveram, destacando-se pela sua capacidade intelectual, pela firmeza das suas convicções e pela disponibilidade para encontrar consensos, Raul Peixoto serviu também de exemplo de combatividade e entrega, verticalidade e perspicácia, engajamento e humor. 


E 2017, a propósito da comemoração do quadragésimo aniversário das primeiras eleições do Poder Local, celebrado no ano anterior, foi-lhe justamente prestada uma homenagem pela Assembleia Municipal de Braga e atribuída ainda uma medalha municipal, vendo reconhecida publicamente pelo Município a sua intervenção política, pela sua determinação, combatividade, abnegação e dedicação, traços que marcaram, aliás, todo o seu percurso de vida. 

Pelo seu exemplo de integridade e participação cívica e política, pela sua intervenção e entrega às causas de Braga e da sua população, pelo seu tão importante contributo para dignificar a política e as instituições democráticas, a Assembleia Municipal de Braga – que foi também a sua casa - reunida em sessão ordinária a 22 de Fevereiro de 2019, propõe:

1- Aprovar um voto de profundo pesar pelo falecimento de Raul Peixoto; 
2- Endereçar as suas profundas condolências aos seus familiares; 
3- Recomendar à Câmara Municipal de Braga que, nas próximas comemorações das primeiras eleições do Poder Local, a 12 de Dezembro do corrente ano, encontre forma de perpetuar, condignamente e em jeito de homenagem, o nome de Raul Peixoto em Braga.




O Grupo Municipal da CDU

Braga, 22 de Fevereiro de 2019