Depois de uma corajosa luta por parte dos pais e encarregados de educação da Escola do Coucinheiro, em Palmeira, a DGEstE comunicou a decisão da continuação das duas valências (educação pré-escolar e 1.º ciclo) no próximo ano lectivo.
Em causa esteve o encerramento do 1.º desta escola, tendo em conta um parecer por parte da Câmara Municipal à DGEste. Pais e encarregados de educação denunciaram a intenção de encerrar aquela valência na Escola do Coucinheiro, na freguesia de Palmeira.
A CDU questionou a maioria no executivo municipal em sede de reunião de Câmara, através do seu vereador eleito, Carlos Almeida. Embora a vereadora do pelouro, na altura, tivesse indicado não ter informações sobre o fecho desta escola, acabou por admiti-lo quando confrontada com a resposta da DGEstE ao parecer da Câmara de Braga.
Depois de vários mal entendidos acerca dos dados de que a Câmara Municipal dispunha na altura do parecer que emitiu, no que ao número de matrículas dizia respeito, a CDU permaneceu ao lado dos pais e encarregados de educação daquele estabelecimento escolar, que denunciaram por várias vezes o encaminhamento de matrículas para outra escola, a mesma que passaria a ser a de referência caso se desse o encerramento do Coucinheiro.
Tendo em conta que a falta de inscrições de crianças para o primeiro ano do 1.º ciclo não se devia à falta de vontade e intenção de vários pais da freguesia inscreverem os seus filhos na escola do Coucinheiro, e através da pressão que se conseguiu exercer tanto em sede de reuniões de Câmara como através de uma recomendação apresentada pela CDU na última sessão da Assembleia Municipal de Braga, a Câmara assumiu que iria alterar o seu parecer.
Termina assim, com esta decisão da DGEstE, uma batalha mais do que justa dos pais, encarregados de educação e da população de uma freguesia que recusou ver mais uma escola encerrada. A CDU saúda todos os que estiveram envolvidos na defesa desta escola, reforçando o seu compromisso na luta contra o encerramento de escolas e outros serviços públicos nas freguesias de Braga.