quinta-feira, 19 de julho de 2018

CDU reclama Fórum para feirantes

A CDU esteve com os feirantes na passada terça-feira para perceber a opinião destes acerca da recente notícia sobre a localização da Feira Semanal de Braga. Carlos Almeida, vereador da CDU na Câmara Municipal, e Bárbara Barros, líder do Grupo Municipal da CDU na Assembleia Municipal, encontraram grande insatisfação com a forma como a maioria Juntos por Braga tem tratado esta questão.

No seguimento desta auscultação, a CDU irá apresentar na próxima reunião de Câmara uma proposta para que a localização da Feira Semanal seja no espaço exterior do Fórum Braga, valorizando a importância desta actividade no contexto da economia local e o seu impacto junto de comerciantes, consumidores e empresas.

A trabalhar no sopé do Monte Picoto e na Estrada Nacional desde que começaram as obras de requalificação do PEB, no ano passado, os feirantes dizem-se "traídos" e "enganados" pela maioria na Câmara Municipal de Braga. Na altura, a falta de condições deste espaço causou grande insatisfação entre os feirantes, que inclusive se manifestaram em frente à Câmara Municipal.

Oportunamente, a CDU havia proposto uma requalificação desta localização para adequar aos uso da Feira Semanal e dar as condições necessárias aos feirantes para o exercício da sua actividade durante os meses em que ali estariam. O Presidente da Câmara recusou a ideia de se fazer qualquer investimento no local visto ser temporário.

Terminada a requalificação do edifício, agora Fórum Braga, e iniciada a sua normal actividade, a CDU questionou, mais uma vez através do seu vereador na Câmara, o porquê de a Feira Semanal não ter ainda regressado ao local para onde sempre estivera prevista. Foi então que se viu confrontada com dúvidas por parte do Presidente da Câmara acerca deste prometido regresso.

Na última semana, foi tornada pública a opção de manter a Feira Semanal onde está hoje localizada, com o compromisso de fazer uma requalificação na ordem dos 400 000€ para adequar o espaço a este uso. A CDU acompanha a incompreensão dos feirantes perante esta opção e o desejo de regressar ao local onde, há já vários anos, a Feira Semanal era realizada e para onde, inclusive, todos os feirantes aguardavam regressar, como aliás fora prometido desde o início das obras de requalificação do espaço.  

A CDU, não aceitando as justificações que têm vindo a ser dadas para esta opção, de alegadas incompatibilidades entre as várias actividades do Fórum - actividades que estavam previstas desde o início das obras de requalificação e onde a Feira Semanal se incluiu sempre, e que funcionaram em conjunto durante largos anos - propõe, assim, que a Feira se realize no espaço exterior do Fórum, onde hoje funciona um parque de estacionamento, espaço cuja requalificação vem trazer maior dignidade e melhores condições de organização da Feira Semanal de Braga.