O vereador da CDU, Carlos Almeida, questionou na passada segunda-feira o atraso na aplicação de novos descontos nos tarifários da TUB, no âmbito do programa PART. Aprovado em sede de Orçamento do Estado para 2020, o programa permitirá à TUB a aplicação de um desconto de 30% com base no valor base dos passes, contudo a empresa ainda não o aplicou.
A questão surgiu a propósito da discussão do contrato de concessão de serviço público de transportes à TUB na reunião extraordinária de Câmara, onde a CDU aproveitou para questionar quando seriam aplicados os novos tarifários. "Em Dezembro, foi-nos dito que iriam ser aplicados em Fevereiro, logo após a aprovação do Orçamento do Estado, no entanto os tarifários mantêm-se", explicou o vereador comunista.
O administrador da TUB adiantou que o desconto ia começar a ser aplicado a partir desta sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, com efeitos no carregamento dos passes para o mês de Março, confirmando a descida de preço alicerçada no programa do Governo para redução tarifária em todo o país. No entanto, o vereador da CDU insistiu na injustiça para os utentes da TUB, que irão usufruir do desconto durante 10 meses quando "a transferência da verba global para a TUB para efeito de redução tarifária, tal como o plano de apoio prevê, é para 12 meses; alguma coisa está em falta, não consideramos justo".