Foi aprovada hoje, em reunião de câmara, a redução em 3% da taxa de IMI aplicável aos prédios urbanos. A medida nasce da proposta da CDU que avançava com uma redução de 5% desta taxa para 2021.
Ainda que a versão inicial da proposta apresentada hoje pelo vereador da CDU, de redução de 5% na taxa de IMI, tenha sido inviabilizada pela maioria PSD/CDS, acabou por ser aprovada uma descida de 3% nesta taxa municipal. Desta forma, em 2021 os bracarenses estarão sujeitos a uma taxa de 0,34% em oposição à actual, de 0,35%.
A proposta tinha sido apresentada pela CDU num "contexto de agravamento das condições económicas e sociais, decorrentes da perda de rendimentos e aumento do desemprego de muitos milhares de cidadãos" e baseada nos "resultados crescentes [desta taxa] no município de Braga".
Apesar de não ter ido tão longe quanto gostaria, o vereador da CDU reconheceu que este é "um passo importante para aliviar a carga fiscal sobre as famílias", lembrando que "finalmente, no último ano do segundo mandato desta maioria, os bracarenses vão pagar menos de imposto municipal sobre imóveis, em resultado da iniciativa da CDU".