segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

CDU recomenda que terceira coroa da TUB também sofra actualização de tarifa


Com a decisão de contribuir para os objectivos de descarbonização e promover a utilização do transporte público como alternativa ao uso do automóvel, a TUB, EM verá o seu tarifário alterado no início de 2021, implementando a sua reorganização e simplificação. Assim, em vez das três zonas de circulação (coroas), taxadas de forma diferente de acordo com a sua distância no centro da cidade, o tarifário da TUB passará a contar apenas com duas coroas, fundindo a actual segunda coroa na primeira. 
As tarifas a fixar para a coroa a extinguir serão, então, actualizadas de acordo com as da primeira coroa, pelo que em 2021 haverá apenas diferença de duas ordens de tarifa. No entanto, as tarifas para a actual Coroa 3, que passará a denominar-se de Coroa 2, manter-se-ão de acordo com as praticadas até aqui, sendo que entre a primeira e a terceira coroa havia um aumento progressivo de valor. 

Atendendo às necessidades de circulação que se fazem sentir, quer dentro do centro da cidade, quer desde zonas e freguesias mais afastadas, esta simplificação deveria ir mais longe na actualização das tarifas no seguimento desta simplificação de tarifário, beneficiando as populações que residem nas zonas mais afastadas da cidade e para quem a tarifa permanecerá igual, ainda que a sua coroa passe a ser, em 2021, a segunda. 

Por forma a beneficiar todos os utentes dos transportes públicos em Braga e incentivar novos utilizadores a usufruírem destes serviços, a Assembleia Municipal de Braga, reunida a 17 de Dezembro de 2020, recomenda à Câmara Municipal de Braga: 

1. Aprovar o novo tarifário a ser aplicado já em 2021 pela TUB, no seguimento da simplificação proposta pela empresa que junta a actual Coroa 2 à 1, aplicando à actual Coroa 3 a tarifa da actual Coroa 2.


Recomendação da eleita Bárbara Barros na Assembleia Municipal de 17 de Dezembro de 2020