Uma delegação da CDU reunião com dirigentes da Federação das Associação de Pais de Braga com o objectivo de abordar os principais assuntos relacionados com a política educativa local.
No encontro, em que marcaram presença eleitos da CDU nos órgãos municipais de Braga, foram manifestadas pelo vereador Carlos Almeida várias preocupações com a actual situação da educação no município, nomeadamente quanto aos cortes previstos no plano de investimentos para 2020, uma vez que “os números confirmam um cenário de muita apreensão, pois estamos perante uma redução de quase dois milhões de euros nesta área que, obviamente, terá impactos muito negativos na comunidade escolar”.
Manuel Ribeiro, da FAP, aproveitou a oportunidade para abordar o controverso sistema de fornecimento de refeições aos alunos das escolas de 1º ciclo, lembrando que há muito tempo estão a ser impostas aos pais responsabilidades financeiras que não lhes cabem, questionando a sustentabilidade deste sistema que, por vezes, "deixa as próprias Associações de Pais numa situação muito aflitiva".
No mesmo sentido, o vereador comunista acompanhou as declarações do dirigente da FAP, reafirmando a posição da CDU que sempre defendeu a uniformização do serviço, garantindo a qualidade das refeições fornecidas e o devido acompanhamento de recursos humanos, sem qualquer imputação adicional de custos às famílias.
Na reunião, foi ainda denunciada a carência generalizada de assistentes operacionais nas escolas do concelho que, em muitos casos, tem vindo a colocar em causa o normal funcionamento dos estabelecimentos. Na opinião dos eleitos da CDU, a Câmara de Braga devia, sem hesitação, recorrer à bolsa de recrutamento em vigor para colocar ao serviço dos agrupamentos escolares o número necessário de funcionários, garantindo a segurança e bem-estar de todos os alunos.